The Legend of Zelda: Ocarina of Time não é apenas um jogo, é uma lenda viva que definiu uma geração e estabeleceu padrões para os games 3D. Lançado em 1998 para o Nintendo 64, esta obra-prima de Shigeru Miyamoto e Eiji Aonuma ainda guarda muitos segredos e curiosidades que poucos conhecem. Prepare-se para desvendar fatos lendários sobre Hyrule e o herói do tempo!
O Desenvolvimento e Seus Segredos Iniciais
- Originalmente em Primeira Pessoa: No início do desenvolvimento, Ocarina of Time foi planejado para ter uma perspectiva em primeira pessoa, com Link só aparecendo durante os combates. A ideia foi descartada para permitir que os jogadores se conectassem melhor com o personagem.
- O Cancelado 64DD: O jogo era para ser lançado para o periférico 64DD, com recursos extras. Após o fracasso do acessório, ele foi adaptado para cartucho, mas algumas ideias, como um sistema de pesca mais complexo, foram simplificadas ou cortadas.
- Fases de Teste Complexas: O design das dungeons era tão intrincado que os desenvolvedores tiveram que criar mapas em 3D e maquetes físicas para conseguir visualizar e planejar a progressão dos jogadores.
- Mario e Sua Turma em Hyrule: É possível encontrar quadros de Mario, Luigi, Yoshi e outros personagens do universo Mario no Castelo de Hyrule, nas janelas que podem ser espiadas. Um clássico easter egg da Nintendo.
Easter Eggs e Referências Escondidas
- O Misterioso “Running Man”: Há uma teoria de que o “Running Man” (Homem Corredor) que você encontra em Kakariko Village é, na verdade, um corredor da maratona que foi cancelada nos jogos olímpicos em que Shigeru Miyamoto se inspirou para criar a Stamina de Link. No jogo, ele tem uma fala peculiar sobre sua corrida.
- A Canção da Tempestade e o Paradoxo: A famosa “Song of Storms” cria um paradoxo temporal. Você aprende a canção do “Homem do Moinho” em Kakariko Village como Adult Link. Ele diz que um “garoto com uma ocarina” o ensinou a melodia há sete anos. Isso significa que você, como Young Link, ainda vai ensiná-lo no passado.
- Navi, o Nome da Nação: “Navi” vem de “navigator” (navegador), mas em japonês, a palavra pode ser associada a “butterfly” (borboleta). Borboletas, em algumas culturas, simbolizam a alma ou a transição.
- As “Gossip Stones” São Criaturas Vivas: As pedras que dão dicas e curiosidades quando atingidas pela espada ou Deku Nuts são, na verdade, criaturas chamadas “Sheikah”. Há teorias que dizem que elas eram pessoas transformadas.
Impacto, Recordes e Curiosidades Adicionais
- O Mais Bem Avaliado de Todos os Tempos: Por muitos anos, Ocarina of Time deteve o título de jogo mais bem avaliado de todos os tempos em diversas plataformas, com notas perfeitas de quase todos os críticos. Sua influência é inegável.
- Pioneiro do “Z-Targeting”: O sistema de “Z-Targeting” (ou L-Targeting, dependendo do console) foi uma revolução na navegação e combate em jogos 3D. Ele permitia ao jogador travar a mira em inimigos ou objetos, simplificando a exploração de ambientes tridimensionais complexos.
- A Origem do Epona’s Song: A música que Link toca para chamar Epona é inspirada em uma canção folclórica japonesa tradicional.
- A Versão “Master Quest”: Lançada originalmente como um bônus para quem comprava o GameCube e fazia a pré-compra de Wind Waker, a Master Quest é uma versão de Ocarina of Time com dungeons completamente redesenhadas, muito mais desafiadoras.
The Legend of Zelda: Ocarina of Time é um tesouro de inovações e segredos que continuam a encantar jogadores décadas após seu lançamento. Cada descoberta reforça seu status como um marco na história dos videogames, provando que um verdadeiro clássico nunca perde seu brilho.
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