Curiosidades de Metal Gear Solid: Fatos Ocultos de Shadow Moses!

Prepare-se para infiltrar a ilha Shadow Moses novamente, mas desta vez, para descobrir os segredos mais bem guardados de Metal Gear Solid! Lançado em 1998 para PlayStation, este título revolucionou o gênero stealth e marcou gerações. Mas você realmente conhece tudo sobre a obra-prima de Hideo Kojima? De referências culturais a detalhes de desenvolvimento, confira curiosidades que até mesmo os fãs mais dedicados podem ter perdido!

O Desenvolvimento e Seus Desafios

  • Originalmente MGS 3D: O projeto Metal Gear Solid começou como “Metal Gear 3D” para o 3DO Interactive Multiplayer, e depois para o PlayStation. Ele era pensado como uma sequência direta de Metal Gear 2: Solid Snake do MSX.
  • Dublagem de Alto Calibre: Hideo Kojima insistiu em ter atores de voz de Hollywood para dar vida aos personagens, algo incomum para a época em jogos japoneses. Isso ajudou a dar uma profundidade cinematográfica ao jogo.
  • Inspiração Cinematográfica: Muitos elementos do jogo foram inspirados em filmes. O design da base de Shadow Moses e a tensão foram fortemente influenciados por filmes como “Fuga de Nova York” (Escape from New York) e a franquia “007”.

Easter Eggs e Detalhes Escondidos

  • O Número de Meryl: Para conseguir o número de Meryl e ligar para ela no Codec, o jogador precisava olhar a parte de trás da caixa física do jogo. Uma forma criativa de quebrar a quarta parede e incentivar a interação com o produto real.
  • Codec de Fantasmas: Se o jogador ligar para o Codec de certa frequência (140.66) em algumas áreas, ele pode ouvir vozes fantasmagóricas ou conversas bizarras, um easter egg que adiciona um toque sobrenatural.
  • Batalha contra Psycho Mantis: A famosa batalha contra Psycho Mantis onde ele “lê” seu memory card e “controla” seu controle foi uma das interações mais inovadoras da época. Para vencê-lo, o jogador precisava mudar o controle de porta no console, ou destruir suas máscaras (na versão Twin Snakes).
  • A Quarta Parede Quebrada: O jogo constantemente quebra a quarta parede. Além de Meryl e Psycho Mantis, o Coronel Campbell em certo ponto menciona que o jogador precisa “pausar o jogo” para entender uma informação crucial.

Curiosidades da Lenda e Legado

  • O “Game Over” de Otacon: No final ruim, quando Meryl morre, Otacon se recusa a se aliar com Snake. Se Snake tenta ligar para ele, Otacon responde de forma fria “Eu não tenho nada para dizer a você.”
  • Cigarettes vs. Cigar: Na versão japonesa, Snake fuma cigarros. Nas versões ocidentais, foi alterado para um charuto para ser mais “politicamente correto” e para associá-lo a um personagem mais durão, embora ainda com advertências.
  • Origem do Codinome “Solid Snake”: O codinome “Solid Snake” foi escolhido por Hideo Kojima por sua simplicidade e porque “Snake” é um animal que se move silenciosamente, perfeito para um jogo de stealth. “Solid” foi adicionado para dar um contraste com “Liquid” Snake.

Com sua narrativa complexa, jogabilidade inovadora e personagens memoráveis, Metal Gear Solid não é apenas um jogo, é uma experiência cultural que continua a inspirar. As curiosidades por trás de sua criação e os segredos escondidos em Shadow Moses apenas enriquecem ainda mais a lenda de Solid Snake. Que outras curiosidades você se lembra? Compartilhe nos comentários!

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